Coletivo 28 de Junho participa do 1º ERUDS Sul

Neste final de semana (de 25 a 27 de novembro), o Coletivo Leque, em parceria com a Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral e o DCE-UFPR, tem o orgulho de apresentar a primeira proposta de encontro regional do Sul do Brasil. Em diálogo com alguns representantes do ENUDS, decidimos fazer este I ERUDS-Sul  justamente pela ausência do encontro nacional e como forma de articular a militância acadêmica entre as universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, lembrando que  as pessoas de outros estados também poderão se inscrever, em especial as que gostariam de ter ido ao 9º ENUDS. E o Coletivo 28 de Junho estará presente para contribuir com a realização desta importante iniciativa, com um perfil na mesa  As políticas públicas para a população LGBT e os limites do capitalismo.

O tema do encontro, “PROVOCANDO O DIÁLOGO ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR INTERSECCIONADO SOBRE AS QUESTÕES DE CLASSE, RAÇA-ETNIA, GÊNERO E SEXUALIDADE” diz respeito às recentes discussões do Coletivo Leque sobre as questões relativas a política e militância. O intuito é trazer o que há de mais atual em teoria, mostrando que não podemos manter isolados os segmentos sociais quando os preconceitos e ideologias são reflexos de uma moral  classista, machista, homofóbica, racista e misógina.

Inscrições no site do Coletivo Leque.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

25 de Novembro – SEXTA-FEIRA:

19:00H – Vídeo: “Alta Comissária da ONU preocupada com aumento da homofobia” (Navi Pillay – Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos);

19:30H – Abertura;

20:45H – Mesa – Tema da Mesa: ENUDS – Como surge a militância estudantil LGBT: Um breve relato; Os palestrantes farão um breve relato dos acontecimentos que antecederam o primeiro encontro em 2003, trazendo a tona o que aconteceu no CONUEE e o CONUNE.

22:30H – Cine Bafo; Documentário: Paris em Chamas (Paris Is Burning);

24:00H – Atividade Cultural

26 de Novembro – SÁBADO:

8:00H – Café da manhã;

10:00H – Oficursos

12:00H – Almoço;

14:00H – Oficursos

16:00H – Mesa – Tema da Mesa: Provocando o diálogo entre os movimentos sociais: um olhar interseccionado sobre as questões de classe, raça-etnia, gênero e sexualidade.

Ementa da mesa: Antes dos acontecimentos históricos de maio de 1968, o Partido Comunista mantinha a hegemonia intelectual marxista regulando as produções teóricas. @s intelectuais que não privilegiassem o olhar economicista e colocassem a luta de classes como prioritária eram tidos como inimigos de classe ou pensadores burgueses. Porém, a insurreição popular que seu deu na França e que ficou conhecida como maio de 68 foi reflexo de insatisfações tanto dos que lutavam contra o Capitalismo quanto d@s que protestavam contra a burocracia e rigidez do Comunismo. Partindo desse momento de ruptura com o marxismo ortodoxo, propomos uma análise das transformações na maneira de pensar politicamente e de que forma essas mudanças podem dar lugar a uma Revolução matizada, não priorizando a luta de classes em relação à questão racial, de gênero ou de sexualidade.

18:30H – Jantar;

20:10H – Continuação da Mesa (Debate): Provocando o diálogo entre os movimentos sociais: um olhar interseccionado sobre as questões de classe, raça-etnia, gênero e sexualidade.

21:40H – Atividade Cultural

27 de Novembro – DOMINGO:

8:00H – Café da manhã;

10:00H – Mesa – Tema da Mesa: “As políticas públicas para a população LGBT e os limites do capitalismo”.

Ementa da mesa: Trazer à tona os debates sobre as lutas referentes às políticas públicas para a população LGBT, como, por exemplo: o PLC 122, o casamento igualitário e a despatologização da transsexualidade. Buscar trazer o tema relacionando o assunto com “os limites que o capitalismo nos delimita”.

12:20H – Encerramento;

12:30H– Almoço;

Anúncios

Sobre 28dejunho

ainda em construção
Esse post foi publicado em Noticias, O 28 apoia!. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s